Apple lidera inovação a nível mundial em ranking votado pela concorrência

      By ASAP - 23 July 2021
O ranking é elaborado pela Boston Consulting e reflete o retorno que as empresas entregam aos acionistas e a opinião da própria indústria.

Eleita pelo mercado, pelos pares da mesma indústria e pela capacidade de criar valor, a Apple é a empresa mais inovadora a nível global. No ranking elaborado pelo Boston Consulting Group para o ano 2021, o segundo lugar pertence à Alphabet, dona da Google. Seguem-se a Amazon, Microsoft e Tesla, a completar o top 5, como é possível ver em detalha na infografia abaixo.  

Para fazer este ranking o Boston Consulting Group inquiriu 1500 executivos na área da inovação. As empresas mais inovadoras foram escolhidas com base nos votos destes responsáveis e na capacidade de criar valor, medida através do retorno para os acionistas nos últimos três anos.

As conclusões mostram que as empresas tecnológicas estão em destaque, sendo um dos dois sectores que mais inovou, representando 32% do universo analisado e ocupando quase metade dos lugares disponíveis no ranking. As empresas de serviços e bens e consumo partilham a liderança das mais inovadoras, numa análise por sectores. 

Em ano de Covid-19 é de notar também uma presença reforçada de empresas da área da saúde neste ranking, são 10, mais do dobro das que surgiam na edição do ano passado da tabela, salienta o Boston Consulting Group. Outra curiosidade do ranking é o facto das primeiras seis empresas da tabela das mais inovadoras serem americanas.

A primeira empresa de outra nacionalidade é a Samsung, que surge na 7ª posição. A primeira chinesa é a "inimiga" dos Estados Unidos Huawei, que nos últimos anos viu o negócio limitado fora do seu país com as restrições impostas pelos americanos. Na tabela deste ano a Huawei perdeu duas posições.

thumbs.web.sapo.io-WfncV1KwIl.webp


Fonte | Sapotek